7 de mar. de 2009

"Fora de Contexto" - Watchmen - O filme


Uma das obras mais cultuadas da história das histórias em quadrinhos chega, enfim, aos cinemas nesta sexta-feira (6). Dirigido por Zack Snyder, "Watchmen - O filme" é baseado na graphic novel do escritor britânico Alan Moore com desenhos de Dave Gibbons.

A HQ conta a história de um grupo de super-heróis colocado na ilegalidade depois que o governo dos Estados Unidos baixa uma lei batizada de Ato Keene, limitando a ação dos vigilantes mascarados nas ruas.

O misterioso assassinato de um desses heróis, o Comediante (Jeffrey Dean Morgan), faz com que um de seus ex-companheiros, o destemperado Rorschach (Jackie Earle Haley), dê início a uma investigação para identificar a origem do crime. Em sua missão, ele reencontra seus antigos parceiros do grupo conhecido como Watchmen para alertá-los de que podem ser os próximos na lista do criminoso.

Apesar das máscaras e fantasias coloridas, os super-heróis de "Watchmen" são também mais humanizados, suscetíveis a vícios, traições e demais falhas de caráter raramente encontradas nas páginas dos gibis do gênero.

Curiosidades

  • Cenas de sexo, estupro, mutilação e violência fizeram com que o filme fosse proibido para menores de 17 anos nos EUA e, no Brasil, fosse sugerido para 16 anos. É que os heróis de "Watchmen" não são exatamente os mesmos que você gostaria de ver estampados na lancheira escolar dos seus filhos.
  • Esqueça a cueca vermelha por cima da calça. Em "Watchmen", o super-homem perambula por aí do jeito que veio ao mundo: nu da cabeça aos pezões azuis.
Conheça a seguir um pouco mais de cada um dos personagens de "Watchmen":

Edward Blake / O Comediante
Único dos Watchmen que fez parte do grupo de vigilantes antecessores batizado de Minutemen, o Comediante é uma espécie de mercenário bancado pelo governo dos EUA. Amoral e com um senso de humor duvidoso, tem acusações de estupro e assassinato em sua ficha corrida. A morte de Blake em circunstâncias misteriosas é que dá a partida na trama de "Watchmen".

----------------------------------------------------------------
Walter Kovacs / Rorschach
Filho de uma prostituta e vítima de uma série de traumas na infância, Kovacs decide fazer justiça com as próprias mãos e varrer o mundo da "sujeira" e da "imoralidade" reinantes. Vestindo um sobretudo surrado e uma máscara de lycra que acompanha suas mudanças de expressões, usa métodos pouco ortodoxos para conseguir o que quer.

----------------------------------------------------------------
Jon Osterman/ Dr. Manhattan
Único dos Watchmen com superpoderes, Dr. Manhattan é o legítimo super-homem a serviço do governo americano. Transformado em uma bomba atômica ambulante após um acidente no laboratório nuclear, o ex-cientista Jon Osterman é capaz de teletransportar-se para qualquer lugar deste e de outros planetas. Sabe tudo de física quântica, mas pouco sobre as emoções femininas.

----------------------------------------------------------------
Laurie Juspeczyk / Espectral II
Filha de uma Minutemen, a bela e jovem moça começa a história como namorada do Dr. Manhattan. Cansada da falta de atenção do azulão, ela recorre aos ombros de um velho amigo Dan Dreiberg, o Coruja II. A frustração por estarem proibidos de atuar como vigilantes mascarados à noite acaba refletindo no sexo. Quando resolvem arriscar e vestir as fantasias, o clima esquenta.

----------------------------------------------------------------
Dan Dreiberg / Coruja II
Formado em engenharia e aficcionado pelo funcionamento das aves, Dreiberg resolve aplicar seus conhecimentos para criar uma série de equipamentos hi-tech para auxiliá-lo no combate ao crime como o Coruja. Com direito a uma nave superequipada e uma caverna secreta, é uma espécie de Batman no universo de "Watchmen".

----------------------------------------------------------------
Adrian Veidt / Ozymandias
Com jeitão de bom moço, traços delicados e uma quedinha pela vida luxuosa, Veidt é considerado o "humano mais inteligente do mundo". Antes mesmo da lei que proibia os super-heróis de atuarem, o ex-Watchmen decidiu se entregar e fazer fortuna com produtos de licenciamento e bonequinhos de brinquedo de seu alter-ego, Ozymandias.


Todos os nomes, marcas e personagens citados são de propriedade de seus criadores.

Fonte de Pesquisa: Portal G1

3 comentários:

Anônimo disse...

Ah to muito afim de ver esse filme, sem falar que Alan Moore é sencasional né.

Anônimo disse...

Olá! Eu nunca li a história em quadrinhos, mas gostei muito do filme. Posso soar suspeita, mas mais interessante é o aspecto psicológico dos personagens. Fiz, inclusive um post sobre isso em meu blog, tentando entender um pouco da psicologia de cada um. Pra mim o filme funcionou bem.

Parabéns pelo blog!

Abraço!

Unknown disse...

O filme é sensacional, os heroes tem uma inteligencia fora do comum e possuem emocoes humanas, pois sendo humanos os torna fragil a tal vulnerabilidade.
cenas fortes, afinal, finalmente um filme onde quem usufrui super força destroça ossos humanos (estava cansado de super man ,batman e etc, eles sao bons de uma maneira tao articial).
o filme consegue fazer vc imaginar como seria humanos terem poderes e tem um roteiro serio e ausencia de bondade e dramas desnecessarios.

LinkWithin